Thiago Ventura e Renato Albani explicam por que evitam piadas clichês: “plateia evoluiu"

  • Por Jovem Pan
  • 04/10/2017 11h48
Johnny Drum/ Jovem Pan

Dois dos maiores nomes da cena do stand up atual, Thiago Ventura e Renato Albani foram os convidados do Jovem Pan Morning Show desta quarta-feira (4). Na bancada, os dois mostraram que humor exige muito trabalho e explicaram porque fogem de piadas clichês.

“Toda essa nova geração [do stand up] procura evitar piada com corinthiano ladrão, são paulino homossexual, acho até que [elas são] falta de respeito com o mundo em que estamos vivendo hoje”, falou Ventura. “E se for para fazer piada que seu amigo já faz, porque vão pagar ingresso para nos ver?”, emendou.

Renato concordou com o colega e ainda defendeu que o público também está mais exigente. “Sinto que a plateia evoluiu. Se fizermos as mesmas piadas do começo o pessoal não vai rir”, falou.

Questionados sobre a forma como criam as piadas, Thiago e Renato contaram que o processo pode ser demorado, principalmente se feito sozinho. Além disso, é preciso todo um estudo para entender a técnica do stand up antes de subir ao palco.

“Pensamos sempre na premissa da piada e não na piada pronta. Quando você está sozinho, você pensa em uma coisa, mas junto a piada é criada muito mais rápido”, falou Renato. “A convivência ajuda no processo de criação mais apurado”, concordou Thiago.

“Stand up tem que ter muita referência para entender os gatilhos cômicos. A Netflix ajuda muito”, contou Ventura. Ao assistirem um solo de algum comediante, eles analisam a piada para absorver o máximo de conteúdo – e isso, algumas vezes, pode ser decepcionante.

“Assistimos um solo do [comediante] Richard Pryor, de 1979, e se comparamos com o que fazemos nos sentimos humilhados. Em 79 ele era incrível e nós parecemos uns idiotas”, brincaram.

E ao falarem sobre a 1ª geração de humoristas daqui, os dois concordaram que o Facebook fez renascer a curiosidade pelo stand up. “O stand up teve um ‘boom’ e deu uma queda porque a internet foi evoluindo, mas os vídeos de stand up não”, avaliou Renato.

“Agora eles estão voltando e estão conhecendo o novo stand up”, afirmou. “Na nossa época mudou a plataforma e, para a nossa geração, voltou com bastante acesso no Facebook”, falou Thiago.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.